quarta-feira, 16 de março de 2011

De bicicleta para o emprego? Qual emprego? (parte 4) [3]

Será que a campanha de Censos 2011 fará também o retrato de quem vai habitualmente de bicicleta para o local de trabalho ou de estudo?
Sim, consta. Seja esse retrato focado ou desfocado, lá está a opção "Bicicleta" nas respostas ao questionário individual.



Mas, no que diz respeito ao emprego, parece que a lente da máquina fotográfica dos Censos está muito desfocada à partida, já que pretende, descarada e porcamente, ocultar detrás de um filtro rosado a verdadeira expressão dos chamados "falsos recibos verdes".



Quanto a mim, deparei-me com dúvidas nas respostas logo desde a entrega dos questionários à porta da habitação. Na verdade não sabia ao certo o que responder à aparentemente simples questão "Quantas pessoas residem nesta casa?". Naquele momento eramos 4, mas agora somos 3 como grande parte do tempo, mas muitas vezes é só 1, mais raramente são 2 e semestralmente podem ser 5.

Entretanto fui consultar a página de esclarecimentos dos Censos 2011, e encontrei lá uma questão que podia ter sido eu a fazer.

«46. Não tenho um local de trabalho fixo. O que devo responder na pergunta sobre as deslocações para o local de trabalho ?

As pessoas sem local de trabalho fixo ou habitual e que no inicio do período não reportam a um local de trabalho fixo, devem considerar o local onde se situa a entidade para quem trabalham. Se trabalha por conta própria sem ter local de trabalho habitual responda relativamente à última deslocação efectuada.
»

Sendo[1] assim, vou responder "Bicicleta"[2]!
_____
[1] sendo o que eu quiser responder, em verdade.
[2] para não responder "a pé", em rigor, nem "comboio", da maior distância, até porque estou chateada com a CP.
[3] parte 3 aqui.

Imagens: dos questionários dos Censos 2011.

Sem comentários: