domingo, 24 de julho de 2011

Bombeiros de Bicicleta

Ontem cruzei-me com estes senhores de bicicleta no Parque das Nações. São bombeiros e estão de serviço...







Os Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo foram pioneiros, há nove anos, na criação de uma Unidade Móvel de Intervenção Rápida (UMIR).
Em 2006, os Bombeiros Voluntários de Alhandra também aderiram à UMIR utilizando bicicletas como meio de transporte em operações de salvamento em locais de difícil acesso para ambulâncias junto da zona ribeirinha entre Alhandra e Vila Franca de Xira. Não há confirmação de que esta patrulha se mantenha actualmente.
Em 2010 os B.V. de Linda-a-Pastora também avançou com a criação de uma equipa de salvamento em bicicleta, designada Bike Rescue Team (Equipa de Salvamento em Bicicleta). Este ano já foram vistos bombeiros socorristas de bicicleta na marginal de Oeiras.
Começou ontem mais uma edição do programa «Assistência às Praias», promovido pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz para patrulhamento e socorrismo em bicicleta.
Programas semelhantes desenvolvem-se sazonalmente por diversas localidades nacionais.
No Mega Pic-Nic do Continente na Av. da Liberdade, em Lisboa, a Protecção Civil, com hospital de campanha instalado na área, também patrulhava e deslocava-se na avenida com bicicletas.



Emergência em bicicleta

Os Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo iniciaram no dia 16 de julho o patrulhamento, em bicicleta, no Parque das Nações. À semelhança dos anos anteriores, o Corpo de Bombeiros de Cabo Ruivo, pioneiros neste tipo de serviço, disponibiliza nos meses de verão, durante os fins-de-semana, das 11h00 às 19h00 uma equipa de dois bombeiros, apoiados por duas bicicletas devidamente equipadas e prontas para a Emergência Pré-Hospitalar.

A equipa pode ser acionada diretamente durante o patrulhamento no local da ocorrência, ou pelos telefones 962 406 482 (contacto móvel da equipa) ou 218 533 632 (corpo de bombeiros).
(fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil)


Sugestão de leitura:
«A Bicicleta nas Operações de Soberania» de Bernardo Campos Pereira (membro da Comissão de Mobilidade da FPCUB).


Sem comentários: