quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bike Buddy pela MUBi em Lisboa



Imagine que quer começar a andar de bicicleta em Lisboa e não sabe como.

Há utilizadores experientes de bicicleta em contexto urbano, que estão dispostos a ajudá-la(o).

É isso mesmo que são os Bike Buddies, uma iniciativa da MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.


Há um espírito natural de entre-ajuda e solidariedade entre os ciclistas em geral e entre os utilizadores urbanos em particular. É muito provável que outro ciclista se ofereça para ajudar alguém que, por algum motivo, se encontre apeado na estrada a tentar resolver algum problema na sua bicicleta. Essa entre-ajuda não aparece só nos problemas mecânicos, é igualmente natural que, sendo oportuno, os ciclistas na cidade se agrupem para, juntos, enfrentar o trânsito rodoviário. Não é difícil encontrar em qualquer utilizador diário da bicicleta como transporte urbano, uma vontade "inata" de partilhar os conhecimentos adquiridos na experiência, sabendo que essa é, de resto, uma forma de rever e estruturar a sua própria condução e de aumentar o número de bicicletas a rolar nas ruas.

Assim, a atitude, agora oficializada no projecto de mentorado Bike Buddy, aparece naturalmente entre os utilizadores de bicicletas, acrescendo ser possível a um novo utilizador requerer, desde o dia 1 de Abril, esse aconselhamento e acompanhamento nas suas primeiras deslocações em contexto urbano, de forma estruturada e comprometida.

Os "buddies" são sócios da MUBi que acompanham, de forma voluntária e gratuita, novos utilizadores nas suas primeiras experiências de bicicleta pela cidade, partilhando a sua experiência, aconselhando novos utilizadores de bicicletas quanto a rotas, equipamento, segurança, legislação, atalhos e truques que permitam facilitar a deslocação de bicicleta pela cidade.

Imagem: Bike Buddy @ MUBi

1 comentário:

António C. disse...

Curiosamente já me aconteceu ajudar pessoal encalhado na areia de uma duna, perto da comporta, que estavam num carro ja com uma roda dentro da areia. Ou seja, o facto de ir de bicicleta permitiu-me ver que havia gente a precisar de ajuda, ja me aconteceu ajudar um sem-abrigo no meio de uma estrada... a solidariedade aumenta com o nosso meio de transporte? Penso que sim...