sábado, 15 de janeiro de 2011

Teixeira Martins, precursor no Bike Polo

Ainda ando a ler aos bocadinhos este "O Pai Natal Não Existe" do comediante Nilton. Tem sido demasiado pouco hilariante e mesmo pouco interessante até o autor fazer uma referência inusitada e surpreendente ao BIKE POLO.
Deixo-vos o excerto do texto que integra a biografia non-sense de Teixeira Martins, uma personagem de quem Nilton faz gato-sapato e lhe pinta o diabo!

Adiado o projecto, regressa a Lisboa onde tira a licença de caça para aprender a andar de bicicleta sem ninguém desconfiar - lembro que o não saber andar de bicicleta era uma das maiores vergonhas de Teixeira Martins.
Participa na Volta a Portugal, mas termina dois meses depois do pelotão, porque insiste em dar a volta completa e junto à fronteira. Processa a organização que lhe oferece uma bicicleta como prémio de participação.
Com ela inicia outro negócio que altera por completo a distribuição do correio em Portugal. Atrasa vinte anos. As cartas chegam três meses depois, às vezes mais.
Falido e sem a bicicleta, que enretanto esquece onde estacionara, investe na sua formação desportiva. Primeiro no pólo aquático, que pratica em casa por não ter piscina, e depois no pólo a cavalo, que pratica com a bicicleta - entretanto lembra-se onde estava estacionada.


imagem: encontrada em chicksandbikes.blogspot

Sem comentários: