quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bike Polo no Campo Grande, Lisboa, às Quartas-feiras

Bike/Bicycle/Cycle Polo é uma espécie de versão em bicicleta do pólo a cavalo. Um jogo de equipa, inventado em County Wicklow, na Irlanda, em 1891, pelo ciclista aposentado, Richard J. Mecredy. A modalidade é semelhante ao pólo tradicional mas em vez de cavalos, os jogadores usam bicicletas.
Actualmente, em meio urbano, o jogo ("Hardcourt Bike Polo" ou "Urban Bike Polo") decorre em pisos duros, nivelados e contínuos, nomeadamente "courts" de ténis, "rings" de patinagem, com pouca formalidade e regras que podem variar de cidade para cidade em cada país.
Geralmente formam-se equipas de três elementos munidos de "mallets" (tacos) e uma bolinha (de hoquei de rua), não há substituições, as "balizas" são marcadas com cones de sinalização e cada jogo é bastante rápido, cerca de seis minutos.
Esta é a forma do jogo que se popularizou desde 2007 um pouco por todo o mundo (EUA, Irlanda, França, Índia, Alemanha, Paquistão, Malásia, Sri Lanka, Indonésia, Hungria, Austrália, Portugal, Inglaterra, Argentina, Itália e Canadá).

Na zona de Lisboa, existem pelo menos dois locais onde o pessoal, mais experiente ou iniciado, se junta para treinar e fazer umas "voltinhas": às Segundas-feiras em Paço de Arcos e às Quartas-feiras no Campo Grande.

O "desporto" aparece frequentemente associado a um tipo de bicicleta: a "fixie", uma bicicleta com engrenagem ou roda fixa - o cubo da roda traseira e os pedais movem-se sempre na mesma relação e recíprocamente (parar de pedalar pára a bicicleta, pedalar invertidamente faz andar para trás).
No universo das "fixie" aparecem tendencialmente praticantes oriundos de determinadas modalidades desportivas com bicicleta e determinados serviços urbanos, como os "bike-messengers", por isso, é natural que também se desenhe e caracterize uma determinada "tribo urbana" em torno do "bike polo".

Na semana passada fui até ao "ring" do Campo Grande mas como, praticamente, não apareceu ninguém para jogar, andei lá a tentar conduzir a bicicleta só com uma mão enquanto com a outra mão munida de um "mallet" tentei dar umas tacadas numa bola.
Para quem aprendeu a andar de bicicleta há poucos meses, foi giro para treinar o controlo da bicicleta só com uma mão.

Esta semana voltei ao local mas só para assistir aos jogos. Apareceram mais jogadores, todos rapazes, e foram formando equipas com alguma rotatividade. Penso que a ideia é quem aparecer e quiser jogar, joga.
É um desporto um bocadito violento: quedas aparatosas, choques em cadeia, tacadas nas canelas e boladas nos queixos, são pratos do dia... e da noite. No Campo Grande joga-se de noite!

Aqui ficam algumas fotografias e filmes que fiz no local, nesta Quarta-feira, dia 19 de Janeiro. Uma amostra de um entretenimento popular urbano.

imagens e videos: mmm CLICAR nas imagens para AUMENTAR.








Sem comentários: